MUDAR sua visão e percepção do comportamento pessoal para então produzir MUDANÇAS efetivas nos seus alunos.
O programa MUDANDO PARA MUDAR é fruto da análise sobre os motivos e causas que levam muitos dos professores a permanecerem com atitudes, posturas e práticas pedagógicas não condizentes às necessidades dos alunos da atualidade, alunos esses influenciados por um mundo de mudanças aceleradas impulsionadas pela tecnologia.
Diante de um cenário de constantes mudanças sociais, culturais, econômicas e tecnológicas, não é possível conceber o desenvolvimento profissional do professor, sem que haja um investimento na capacitação na sua forma de agir e persuadir o novo aluno que surge como fruto de uma sociedade altamente mutável .
O objetivo macro do programa MUDANDO PARA MUDAR é fornecer subsídios ao educador para que desenvolva uma firmeza comportamental equilibrada pelo auto conhecimento, podendo assim agir e influenciar de forma natural no comportamento do aluno, motivando sua atenção, interesse e consequente aprendizagem.
O processo de capacitação é dividido em módulos, trabalhados de forma conceitual e permeados por vivências, dinâmicas e integração de cenários, e tantos outros procedimentos, planejados para “provocar” as mudanças de atitudes e comportamento.
VISÃO SISTÊMICA DO EDUCADOR 8 HORAS
Serão trabalhadas as questões relacionadas ao desenvolvimento da capacidade de avaliar as consequências de nossas ações no contexto global onde vivemos (Visão Sistêmica).
O impacto das ações e da falta de ações.
O desenvolvimento da capacidade de questionamento e argumentação para expor seus pontos de vista, bem como estimular o outro a esclarecer a real intenção e objetivos do que está falando (Modelos Mentais).
• O sujeito integral que queremos formar – habilidades, competências e inteligências;
• As capacidades esperadas pela sociedade;
• A totalidade do aluno – Intelectual, motor, espiritual e emocional;
• As gerações X, Y, Z e… ALPHA;
• O perfil do professor com visão holística e seu diferencial;
• Ações e consequências no relacionamento e resultados;
• A estrutura da personalidade e a origem das divergências de opiniões;
• Técnica para esclarecer divergência de opiniões.
Desenvolver a habilidade de persuadir e negociar para a busca de consenso em situações de conflito.
Estimular a criatividade do aluno para que este consiga produzir soluções para situações problemas.
Ensinar o aluno o mecanismo de ativação da mente criativa e como desenvolver um plano de ação com técnicas inovadoras para aprendizagem acelerada.
COMO IDENTIFICAR E LIDAR COM DIFERENTES PERFIS DE COMPORTAMENTOS 8 HORAS
Oferecer recursos para o professor identificar por meio da comunicação, o perfil comportamental do aluno e desta forma saber como lidar de forma situacional com diferentes alunos.
O professor comunicando-se em sintonia com o perfil do aluno terá maior habilidade de estabelecer uma maior sintonia no relacionamento para identificar dificuldades e agir de forma assertiva para auxiliar o aluno a aprender mais rapidamente.
• A origem dos diferentes perfis de comportamento. Aplicação do levantamento de perfil comportamental.
• Análise dos diferentes tipos comportamentais e como agir de forma situacional com cada um.
• Com aplicar o diagnóstico nos alunos.
OBS: Disponibilizaremos para os professores o link para que possam aplicar em seus alunos o diagnóstico de perfil comportamental do INSTITUTO FERRAREZI. (Cortesia)
Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
DINÂMICA 1- Integração dos diferentes perfis comportamentais.
DINÂMICA 2- Identificando perfis diferentes. Análise cruzada entre os participantes.
DINÂMICA 3- Identificando características de comportamento pela análise do comportamento observado.
COMO TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO EMOCIONAL DOS ALUNOS 8 HORAS
Oferecer recursos para o professor reconhecer seus estados emocionais e a influência desses em suas decisões. Aprendendo a reconhecer e a lidar com as emoções, desenvolverá a habilidade para estimular e auxiliar os alunos utilizando os procedimentos da educação emocional.
Será trabalhado o desenvolvimento do auto conhecimento (suas competências, inteligências, relações inter e interpessoais, inteligência emocional, características de personalidades, etc.) entendendo a dinâmica comportamental que possibilita estimular o aluno para se interessar e aprender mais rapidamente.
• Educação emocional e a comprovação da neurociência;
• EMOÇÃO X AÇÃO. Como estimular o aluno;
• As Possíveis Consequências de uma Educação Emocional não Adequada;
• Vantagens de uma criança que recebeu uma boa Educação Emocional;
• Consequências em uma criança que não recebeu uma boa Educação Emocional;
• Possibilidades de trabalhos práticos, em sala de aula, com a educação emocional;
• Identificar e lidar com comportamentos limitantes.
Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
DINÂMICA 1- Prática para desenvolver a sintonia na comunicação.
DINÂMICA 2- Estabelecendo estímulos para estimular a vontade e auto confiança em aprender com maior efetividade.
ENSINANDO O ALUNO A APRENDER - I 8 HORAS
Entender a estrutura da personalidade na aprendizagem, como estabelecer a comunicação ativa que catalisa a atenção do aluno e sua motivação por meio da comunicação que estimula a vontade do aluno em se posicionar, aprender e questionar.
Aprender técnicas que estimulam e facilitam o aprendizado, bem como mecanismos para comprometer a turma com as atividades propostas.
• Entender a influência da faixa etária do aluno nos níveis neurológicos de aprendizagem e como motivá-lo em cada uma dessas etapas do desenvolvimento da personalidade;
• Como estabelecer estímulos para a auto motivação, para então estimular o aluno para a ação de aprender a aprender;
• Como estabelecer a sintonia na comunicação com o aluno considerando seu nível intelectual, necessidades e expectativas.
Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
DINÂMICA 1- Prática para desenvolver a sintonia na comunicação.
DINÂMICA 2- Estabelecendo estímulos para estimular a vontade e auto confiança em aprender com maior efetividade.
ENSINANDO O ALUNO A APRENDER - I I 8 HORAS
Desenvolver a habilidade de persuadir e negociar para a busca de consenso em situações de conflito. Estimular a criatividade do aluno para que este consiga produzir soluções para situações problemas.
Ensinar o aluno o mecanismo de ativação da mente criativa e como desenvolver um plano de ação com técnicas inovadoras para aprendizagem acelerada.
• Negociação e persuasão para orientar, corrigir e ensinar, estimulando a criatividade e pró- atividade para a mudança;
• Desenvolvendo confiança, avaliando o real desejo e necessidade do alunos;
• Utilizando estados internos de associação e dissociação para mudança de auto conceitos e pré conceitos;
• A percepção de manifestações corporais relativas aos reais sentimentos, fragilidades, dúvidas e incertezas para contribuir com mudanças e ajudar o aluno a ter foco na aprendizagem.
Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
DINÂMICA 1- Prática de metamodelo da linguagem para estimular o aluno a produzir soluções para seus problemas.
DINÂMICA 2- Prática do círculo da criatividade.
ESTRUTURANDO UMA AULA CATIVANTE 8 HORAS
Apresentar aspectos para uma estrutura de aula que prende a atenção do aluno e potencializa o aprendizado.
Desenvolver os atributos necessários para se ministrar uma aula cativante que motiva e facilita o aprendizado, bem como desenvolver a habilidade de reverter apatia e hostilidade numa sala de aula.
• Desenvolver atributos presentes na comunicação que gera o interesse e prende a atenção do aluno;
• A estruturação da aula que motiva. Utilizar recursos para o aprendizado integral do aluno, mobilizando estruturas da atenção;
• Como estabelecer a sintonia e transformar hostilidade e apatia em interesse e pró atividade;
• Desenvolver a empatia com a classe e influenciar pela persuasão.
Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
DINÂMICA 1- Criando uma aula cativante.
DINÂMICA 2- Lidando com a plateia hostil e sem interesse.
DINÂMICA 3- Motivando o aprendizado com foco no interesse dos alunos.
MUDANDO (o comportamento) PARA MUDAR (a forma de agir) 8 HORAS
Permitir ao educador identificar seus padrões de comportamentos dominantes que o impedem de mudar e buscar continuamente a evolução para auxiliar o aluno a mudar.
Entender como se auto motivar para buscar soluções e não desculpas e nem culpados.
• A formação dos padrões de comportamento humano fundamentado em valores e crenças que estimulam ou impedem as ações de melhoria;
• A interação mente-corpo e como modificar padrões limitantes pessoais;
• Identificando padrões limitantes pessoais;
• Levantamento de valores estimulantes e transformação de valores limitantes;
• Criando novos padrões de auto estima e valorização pessoal.
Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
DINÂMICA 1- Identificação de padrões limitantes e mudanças pessoais.
DINÂMICA 2- Estimulando a auto imagem e auto motivação para melhorias.
DINÂMICA 3- Trocando desculpas por soluções.
Diretor de desenvolvimento e head trainer do Instituto Ferrarezi.
Autor do livro “O Insubstituível Cérebro – Manual do Proprietário”.c
Mais de 25 anos de vivência na gestão de pessoas e tem atuado como facilitador e conferencista internacional na América Latina e Europa.
É autor de programas de desenvolvimento empresarial voltados a liderança, negociação, comunicação, relacionamento, trabalho em equipe, além de coaching para a formação de empresários em grandes organizações.
Cria e ministra cursos de desenvolvimento pessoal voltados a expansão do potencial humano na área do comportamento, que já fizeram a diferença para mais de 100.000 pessoas.
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