Capacitação Comportamental para Educadores

Visa oferecer ao professor subsídios necessários para realizar suas próprias mudanças comportamentais.

MUDAR sua visão e percepção do comportamento pessoal para então produzir MUDANÇAS efetivas nos seus alunos.

APRESENTAÇÃO

O programa MUDANDO PARA MUDAR é fruto da análise sobre os motivos e causas que levam muitos dos professores a permanecerem com atitudes, posturas e práticas pedagógicas não condizentes às necessidades dos alunos da atualidade, alunos esses influenciados por um mundo de mudanças aceleradas impulsionadas pela tecnologia ...

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JUSTIFICATIVA

Diante de um cenário de constantes mudanças sociais, culturais, econômicas e tecnológicas, não é possível conceber o desenvolvimento profissional do professor, sem que haja um investimento na capacitação na sua forma de agir e persuadir o novo aluno que surge como fruto de uma sociedade altamente mutável ...

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OBJETIVOS

O objetivo macro do programa MUDANDO PARA MUDAR é fornecer subsídios ao educador para que desenvolva uma firmeza comportamental equilibrada pelo auto conhecimento, podendo assim agir e influenciar de forma natural no comportamento do aluno, motivando sua atenção, interesse e consequente aprendizagem ...

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O processo de capacitação é dividido em módulos, trabalhados de forma conceitual e permeados por vivências, dinâmicas e integração de cenários, e tantos outros procedimentos, planejados para “provocar” as mudanças de atitudes e comportamento. 

MÓDULO -01

VISÃO SISTÊMICA DO EDUCADOR

8 HORAS

OBJETIVOS

Serão trabalhadas as questões relacionadas ao desenvolvimento da capacidade de avaliar as consequências de nossas ações no contexto global onde vivemos (Visão Sistêmica). O impacto das ações e da falta de ações. 

O desenvolvimento da capacidade de questionamento e argumentação para expor seus pontos de vista, bem como estimular o outro a esclarecer a real intenção e objetivos do que está falando (Modelos Mentais).

CONTEÚDO

• O sujeito integral que queremos formar – habilidades, competências e inteligências;
• As capacidades esperadas pela sociedade;
• A totalidade do aluno – Intelectual, motor, espiritual e emocional;
• As gerações X, Y, Z e… ALPHA;
• O perfil do professor com visão holística e seu diferencial;
• Ações e consequências no relacionamento e resultados;
• A estrutura da personalidade e a origem das divergências de opiniões;
• Técnica para esclarecer divergência de opiniões.

AÇÕES

Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
1-Dinâmica Modelos Mentais e sua influência nos auto conceitos.
2-Dinâmica “OPINIÕES CONTRADITÓRIAS – Trabalhar a percepção da dificuldade da assertividade e como se expressar de forma direta e clara.

MÓDULO -02

COMO IDENTIFICAR E LIDAR COM DIFERENTES PERFIS DE COMPORTAMENTOS

8 HORAS

OBJETIVOS

Oferecer recursos para o professor identificar por meio da comunicação, o perfil comportamental do aluno e desta forma saber como lidar de forma situacional com diferentes alunos.

O professor comunicando-se em sintonia com o perfil do aluno terá maior habilidade de estabelecer uma maior sintonia no relacionamento para identificar dificuldades e agir de forma assertiva para auxiliar o aluno a aprender mais rapidamente. 

CONTEÚDO

• A origem dos diferentes perfis de comportamento. Aplicação do levantamento de perfil comportamental.
• Análise dos diferentes tipos comportamentais e como agir de forma situacional com cada um.
• Com aplicar o diagnóstico nos alunos.
OBS: Disponibilizaremos para os professores o link para que possam aplicar em seus alunos o diagnóstico de perfil comportamental do INSTITUTO FERRAREZI. (Cortesia) 

AÇÕES

Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
DINÂMICA 1- Integração dos diferentes perfis comportamentais.
DINÂMICA 2- Identificando perfis diferentes. Análise cruzada entre os participantes.
DINÂMICA 3- Identificando características de comportamento pela análise do comportamento observado. 

MÓDULO -03

COMO TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO EMOCIONAL DOS ALUNOS

8 HORAS

OBJETIVOS

Oferecer recursos para o professor reconhecer seus estados emocionais e a influência desses em suas decisões. Aprendendo a reconhecer e a lidar com as emoções, desenvolverá a habilidade para estimular e auxiliar os alunos utilizando os procedimentos da educação emocional.

Será trabalhado o desenvolvimento do auto conhecimento (suas competências, inteligências, relações inter e interpessoais, inteligência emocional, características de personalidades, etc.) entendendo a dinâmica comportamental que possibilita estimular o aluno para se interessar e aprender mais rapidamente. 

CONTEÚDO

• Educação emocional e a comprovação da neurociência;
• EMOÇÃO X AÇÃO. Como estimular o aluno;
• As Possíveis Consequências de uma Educação Emocional não Adequada;
• Vantagens de uma criança que recebeu uma boa Educação Emocional;
• Consequências em uma criança que não recebeu uma boa Educação Emocional;
• Possibilidades de trabalhos práticos, em sala de aula, com a educação emocional;
• Identificar e lidar com comportamentos limitantes. 

AÇÕES

Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
DINÂMICA 1- Percebendo o efeito da emoção para assimilação de conteúdos.
DINÂMICA 2- Como comprometer os alunos utilizando estímulos emocionais. 

MÓDULO -04

ENSINANDO O ALUNO A APRENDER - I 

8 HORAS

OBJETIVOS

Entender a estrutura da personalidade na aprendizagem, como estabelecer a comunicação ativa que catalisa a atenção do aluno e sua motivação por meio da comunicação que estimula a vontade do aluno em se posicionar, aprender e questionar.

Aprender técnicas que estimulam e facilitam o aprendizado, bem como mecanismos para comprometer a turma com as atividades propostas. 

CONTEÚDO

• Entender a influência da faixa etária do aluno nos níveis neurológicos de aprendizagem e como motivá-lo em cada uma dessas etapas do desenvolvimento da personalidade;
• Como estabelecer estímulos para a auto motivação, para então estimular o aluno para a ação de aprender a aprender;
• Como estabelecer a sintonia na comunicação com o aluno considerando seu nível intelectual, necessidades e expectativas. 

AÇÕES

Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
DINÂMICA 1- Prática para desenvolver a sintonia na comunicação.
DINÂMICA 2- Estabelecendo estímulos para estimular a vontade e auto confiança em aprender com maior efetividade. 

MÓDULO -05

ENSINANDO O ALUNO A APRENDER - I I

8 HORAS

OBJETIVOS

Desenvolver a habilidade de persuadir e negociar para a busca de consenso em situações de conflito. Estimular a criatividade do aluno para que este consiga produzir soluções para situações problemas.

Ensinar o aluno o mecanismo de ativação da mente criativa e como desenvolver um plano de ação com técnicas inovadoras para aprendizagem acelerada. 

CONTEÚDO

Negociação e persuasão para orientar, corrigir e ensinar, estimulando a criatividade e pró- atividade para a mudança;
Desenvolvendo confiança, avaliando o real desejo e necessidade do alunos;
• Utilizando estados internos de associação e dissociação para mudança de auto conceitos e pré conceitos;
• A percepção de manifestações corporais relativas aos reais sentimentos, fragilidades, dúvidas e incertezas para contribuir com mudanças e ajudar o aluno a ter foco na aprendizagem.  

AÇÕES

Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
DINÂMICA 1- Prática de metamodelo da linguagem para estimular o aluno a produzir soluções para seus problemas.
DINÂMICA 2- Prática do círculo da criatividade.  

MÓDULO -06

ESTRUTURANDO UMA AULA CATIVANTE 

8 HORAS

OBJETIVOS

Apresentar aspectos para uma estrutura de aula que prende a atenção do aluno e potencializa o aprendizado.

Desenvolver os atributos necessários para se ministrar uma aula cativante que motiva e facilita o aprendizado, bem como desenvolver a habilidade de reverter apatia e hostilidade numa sala de aula. 

CONTEÚDO

• Desenvolver atributos presentes na comunicação que gera o interesse e prende a atenção do aluno;
• A estruturação da aula que motiva. Utilizar recursos para o aprendizado integral do aluno, mobilizando estruturas da atenção;
• A dinâmica da oratória, fisiologia e imagem na retenção da atenção; • Como estabelecer a sintonia e transformar hostilidade e apatia em interesse e pró atividade;
• Desenvolver a empatia com a classe e influenciar pela persuasão. 

AÇÕES

Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
DINÂMICA 1- Criando uma aula cativante.
DINÂMICA 2- Lidando com a plateia hostil e sem interesse.
DINÂMICA 3- Motivando o aprendizado com foco no interesse dos alunos. 

MÓDULO -07

MUDANDO (o comportamento) PARA MUDAR (a forma de agir) 

8 HORAS

OBJETIVOS

Permitir ao educador identificar seus padrões de comportamentos dominantes que o impedem de mudar e buscar continuamente a evolução para auxiliar o aluno a mudar.

Entender como se auto motivar para buscar soluções e não desculpas e nem culpados.

CONTEÚDO

• A formação dos padrões de comportamento humano fundamentado em valores e crenças que estimulam ou impedem as ações de melhoria;
• A interação mente-corpo e como modificar padrões limitantes pessoais;
• Identificando padrões limitantes pessoais;
• Levantamento de valores estimulantes e transformação de valores limitantes
• Criando novos padrões de auto estima e valorização pessoal. 

AÇÕES

Serão desenvolvidas práticas para percepção dos conceitos desenvolvidos.
DINÂMICA 1- Identificação de padrões limitantes e mudanças pessoais.
DINÂMICA 2- Estimulando a auto imagem e auto motivação para melhorias.
DINÂMICA 3-  Trocando desculpas por soluções. 

Empresas atendidas

Galeria

Confira algumas turmas onde já foi ministrado esse programa MUDANDO PARA MUDAR.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO - MONTE AZUL PAULISTA

Treinamento Mudando para Mudar - Life Educacional, realizado em Janeiro de 2022 no município de Monte Azul Paulista.
Contamos com mais de 200 Educadores, através da Secretaria da Educação do Município.

EUGÊNIO FERRAREZI

O LIVRO

INSTITUTO FERRAREZI