Capacitação Comportamental para Educadores 
MUDANDO PARA MUDAR

JUSTIFICATIVA

Diante de um cenário de constantes mudanças sociais, culturais, econômicas e tecnológicas, não é possível conceber o desenvolvimento profissional do professor, sem que haja um investimento na capacitação na sua forma de agir e persuadir o novo aluno que surge como fruto de uma sociedade altamente mutável.

A necessidade de adotar um sistema de capacitação continuada aos professores seguramente é uma das possibilidades para auxiliá-los no desenvolvimento de novas habilidades e de recursos relativos ao comportamento humano necessários para dar suporte à aprendizagem do aluno.

Muito se tem investido neste processo de capacitação pedagógica continuada, porém algumas evidências mostram que a maior carência está na capacitação do ser humano professor, para por meio do seu próprio equilíbrio emocional, ser exemplo de liderança e atitude por meio de suas atitudes e ações.

Aos professores são apresentadas diferentes técnicas, abordagens, metodologias, etc., porém mesmo com estes conhecimentos, alguns deles não mudam sua práxis, perpetuando assim seus modelos e práticas pedagógicas que não atendem mais as necessidades nos alunos. 

Podemos mencionar, por exemplo, o trabalho com os conteúdos acadêmicos realizado de três formas: conceitual, procedimental e atitudinal, para desta forma buscar a garantia da aprendizagem do aluno.

Quando corretamente utilizada, esta forma de trabalho com os conteúdos, tem demonstrado excelentes resultados para a aprendizagem e mudança de comportamento dos alunos. Este fato nos provoca a seguinte reflexão: Por que então não incorporá-la no processo de capacitação do professor?

Na maioria dos processos de capacitação, os conteúdos são trabalhados apenas de forma conceitual, fato este perfeitamente percebido em palestras e cursos que não permitem ao professor interagir, ter tempo para refletir sobre suas ações, de realizar práticas e procedimentos. Sem este procedimento prático, é difícil a mudança do comportamento (atitudinal).

Estes fatos podem nos explicar em parte, a falta de motivação (motivação= estado de sentimento EMOCIONAL gerador da AÇÃO) dos professores em mudar seu procedimento pedagógico em sala de aula para cativar seus alunos. Isso não ocorrendo, cresce o nível nas incidências de indisciplina, falta de interesse em estudar, hiperatividade, déficit de aprendizagem e dezenas de outros fatores que podem simplesmente ser demonstrações reativas inconscientes do aprendiz, mediante a metodologia adotada pelo professor.

Desta forma, o PROGRAMA MUDANDO PARA MUDAR, visa um trabalho de desenvolvimento pessoal (comportamental), com abordagem comportamental conceitual, procedimental e atitudinal.

Entendemos que uma capacitação trabalhada apenas de forma conceitual, pode fornecer ferramentas ao professor, porém se não houver mudanças de suas crenças, modelos mentais, visão de futuro e tantos outros comportamentos, os conceitos e as teorias podem não ser suficientes para dar conta da falta de motivação do professor em mudar a sua prática docente. 

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