Capacitação Comportamental para Educadores 
MUDANDO PARA MUDAR

Apresentação

O programa “MUDANDO PARA MUDAR” é fruto da análise sobre os motivos e causas que levam muitos dos professores a permanecerem com atitudes, posturas e práticas pedagógicas não condizentes às necessidades dos alunos da atualidade, alunos esses influenciados por um mundo de mudanças aceleradas impulsionadas pela tecnologia.

Este projeto visa oferecer ao professor subsídios necessários para realizar suas próprias mudanças comportamentais, ou seja, mudança na forma de agir. Primeiro MUDAR sua visão e percepção do comportamento pessoal para então produzir MUDANÇAS efetivas nos seus alunos.

Estudos fundamentados na neurociência (Dr. Antônio Roberto Damásio, Rita Carter, Joseph Le Doux) vêm mostrando que absolutamente todas as ações e comportamentos das pessoas são resultados de estados emocionais. Primeiro o ser humano sente, depois experimenta a proatividade ou reatividade a mudanças.

Esses estados emocionais são frutos de todo o aprendizado colecionado na história da vida do indivíduo e muitas vezes herdados de seus antepassados.

Muitas dessas referências moldam a índole e moral do ser humano, o impulsionando para o crescimento e desenvolvimento pessoal. No entanto, referências negativas podem trazer desconforto por gerar sentimentos de incapacidade ou de não merecimento de resultados que venha a desejar.

Esse aprendizado emocional do passado, acaba sendo transferido aos filhos e alunos, e dessa forma torna o adulto responsável pelo comportamento desses quando adultos, dando assim continuidade a este ciclo de transferência do comportamento pelo exemplo herdado.

O educador é um dos protagonistas principais dentro do contexto ensino-aprendizagem, pois é ele quem estabelece meios e motivos para que o aluno sinta vontade de adquirir e construir novos conhecimentos, bem como desenvolver competências e comportamentos esperados pela sociedade. 

Para tal é fundamental que o professor tenha esta consciência de sua missão como educador, aquele que é exemplo e se compromete consigo mesmo e com as vidas que estão em suas mãos, em ajudá-las a perceber suas capacidades latentes a serem desenvolvidas, para assumirem de forma consciente a responsabilidade de suas ações.

O princípio adotado neste projeto é de que o professor poderá mudar sua postura e atuação pedagógica quando mudar alguns de seus comportamentos e consequentemente, a mudança na formação de seus alunos, alunos esses que necessitam de uma forma de estímulos adequada ao mundo da tecnologia e das mudanças aceleradas em que vivem  

VOLTAR